Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
SUSTENTABILIDADE!
SUSTENTABILIDADE!

Sustentabilidade! Plante esta semente!

 

 

POR: Cleriston Ribeiro & Josélia Xavier

Nunca se ouviu falar tanto sobre esta palavra tão elegante, tão discutida e tão em voga como nos dias atuais. Estamos sendo diariamente alimentados e instruídos por este termo. Na mídia televisiva, nos programas de rádio, jornais e até em revistas de moda, já encontramos alguém trazendo uma palavra de incentivo e atenção à mensagem tão forte, importante e necessária, que existe por traz desta palavra.

            Mas afinal, o que é Sustentabilidade e quais as reais implicações que a negligência a esta mensagem, podem nos causar de tão importante que justifique este nível de divulgação?

            Sustentabilidade é um conceito de relação direta com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. É a capacidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica, um processo ou um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.

Em anos recentes o conceito de sustentabilidade tornou-se um princípio segundo o qual, o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes, não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo.

Sustentabilidade propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias, possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e, ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção desses ideais. É um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Isso faz com que a sustentabilidade se posicione diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente usando os recursos naturais de forma inteligente, para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Já que a sustentabilidade é portadora de tanta importância e a sua prática traz tantos benefícios ecológicos, porque então contemplamos a desintegração, degradação e destruição do habitat humano com tanta freqüência em nossos dias atuais? Porque nosso globo terrestre está em constante perigo? São tantos alertas que vimos sobre espécies extintas ou em iminência de extinção, rios assoreados, falta de água e ao mesmo tempo enchentes, dias extremamente quentes, noites acentuadamente frias.

Assistimos todos os dias ao clamor do mundo que pede por socorro. Um simples gesto, uma simples atitude, que faça o homem refletir sobre os danos causados por eles às gerações vindouras. O nível de falta de compromisso e respeito à vida está tão acentuado, que os reflexos sobre a natureza, já não esperam as gerações futuras para serem percebidos. Até mesmo nas atuais gerações, se percebe o resultado das atitudes impensadas dos seres humanos, em troca de seu conforto, em busca de seu objetivo, de sua realização, não importando o que ou quem está recebendo as influências negativas para realização do “pseudo” prazer.

Quem vai querer pegar ônibus para evitar poluir o meio ambiente, já que seu confortável carro está ali na garagem à disposição? Porque abrir as janelas para correr um ar puro, se é possível com um simples toque no controle remoto, acionar o ar condicionado de última geração que refrigera e climatiza o ar com altíssima eficiência e total silêncio? Porque tomar banho frio à noite, se é possível se deliciar com as termais e aquecidas águas das duchas ultramodernas?

No ambiente de trabalho também existe uma grande necessidade das empresas em praticar a sustentabilidade. É justamente ai onde entra o papel do administrador, com ações que tragam o mínimo de reflexo negativo ao meio ambiente, conscientizando os colaboradores a contribuírem com pequenos gestos, e obtendo muitos resultados positivos não apenas para a própria empresa que é co-responsável pela preservação do planeta, como também para cada ser individualmente falando e sociedade de um modo geral.

Como se pode ver, sustentabilidade é algo muito mais simples e fácil de se entender do que se possa imaginar. Entretanto, é potencialmente difícil de ser praticado, porque em muitas situações, requer sacrifícios, abnegações, renúncias e abstenções de prazer e conforto. Uma vez que o mundo caminha para o consumismo acelerado, vendendo a qualquer custo, benefícios e conforto para as pessoas independente do que este conforto represente de nocivo ao planeta. Mais do que nunca a era do capitalismo está fincada e bem alicerçada na mente e coração das pessoas. Tudo isso sendo regido por interesses econômicos, cujo alvo principal são os lucros exorbitantes das grandes corporações que dominam o mercado mundial. Enquanto isso a natureza geme de dor, avisa à humanidade que é hora de retroceder e respira seu último fôlego de vida.

Enquete
O que você acha do curso de Administração?
Bom!
Regular!
Péssimo!
Ótimo
Ver Resultados




ONLINE
1





Partilhe este Site...