O DESAFIO DE ABRIR UMA EMPRESA.
O DESAFIO DE ABRIR UMA EMPRESA.

Styllus Encadernadora – O Desafio de se Abrir uma Nova Empresa no Atual Cenário Brasileiro

Por Rhammon Alves Cedraz

 

 

A entrada de novas empresas no atual cenário burocrático do país tem se tornado um desafio cada vez mais difícil de ser encarado. Quem pensa que ter o seu próprio negócio significa estar livre das responsabilidades que se impõe a quem é funcionário, está redondamente enganado.

O caminho para a criação e a regularização de uma pequena empresa não é tão fácil e tão simples quanto parece. Alguns cuidados essenciais precisam ser observados para quem pensa em se tornar empresário. Afinal de contas, abrir uma empresa envolve investimento e, uma decisão mal planejada, pode fazer com que esse investimento se transforme em um grande prejuízo.

Antes de mais nada, para tornar um negócio realidade, é necessário descobrir se você possui o perfil de empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de ação. Antes de dar entrada na papelada para abrir o empreendimento, é preciso saber se o negócio terá a viabilidade necessária para se manter de pé. Para isso, é necessário fazer uma coleta minuciosa acerca da necessidade do produto ou serviço que você pretende oferecer a comunidade. Além do mais, é preciso ter bem claro se o projeto trará retorno financeiro.

Após essa etapa de levantamento de dados é preciso concretizar as idéias acerca do novo negócio, fazendo um registro do mesmo. Esse registro é de essencial importância, a fim de tornar a empresa formal. Dessa forma, ela terá mais possibilidades de fechar parcerias e acessar linhas de crédito junto a bancos estatais e federais, além de receber subsídios do Governo direcionados a determinados empreendimentos.

Para uma micro ou pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso ter um registro junto a Prefeitura da cidade onde vai atuar, no estado, na Receita Federal, na Previdência Social e na Entidade de Classe em que a atividade da empresa está enquadrada. O registro legal de uma empresa é fornecido através da Junta Comercial do estado. Para isso, o empreendedor precisará apresentar uma série de documentos, que podem variar de um estado para outro.

Após esse passo, é entregue ao proprietário o Número de Identificação do Registro de Empresa e, logo depois, o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). O ideal para essa etapa do processo é você contratar um contador ou um escritório de contabilidade, a fim de agilizar a confecção dessa documentação. Isso gera um custo que deve ser inserido no projeto inicial de criação da empresa.

Até aqui, já podemos ver que o sonho de ser dono do seu próprio negócio não é algo tão simples assim. E esse é apenas o início!

Embora seja nítido no atual cenário político-econômico do país o crescimento das micro e pequenas empresas, sabe-se também que muitas delas não sobrevivem aos primeiros anos de vida, em razão da competição do mercado e, sobretudo, devido ao pouco preparo para a condução do empreendimento.

Algumas perguntas são imprescindíveis para quem pensa em se tornar empresário. São elas:

- Estou preparado para me dedicar integralmente ao meu novo negócio?

- Como costumo lidar com as pessoas no meu dia-a-dia?

- Sei lidar com dinheiro?

- Como me comporto diante de riscos?

- Sou organizado?

- Sou ágil quando preciso tomar decisões?

Responder a essas perguntas indicará um caminho a seguir. Esses pontos ajudarão a você a refletir acerca do assunto e a tomar uma decisão mais acertada.

Caso opte em enfrentar os desafios de se montar uma empresa, é preciso agora pensar na equipe de trabalho. Selecionar, capacitar e motivar uma equipe de trabalho talvez seja o maior dos desafios para o empreendedor. Há quem diga que ter uma equipe de trabalho eficiente é tão difícil quanto se acertar na loteria. Esse é outro assunto a ser muito bem ponderado ao se pensar em um novo negócio.

Diante dos desafios aqui apresentados envolvidos na abertura de um novo negócio, torna-se imprescindível, como dito no início dessa matéria, uma séria reflexão e avaliação sobre o assunto. Que as dicas aqui apresentadas possam orientar a sua decisão e boa sorte!

Enquete
O que você acha do curso de Administração?
Bom!
Regular!
Péssimo!
Ótimo
Ver Resultados




ONLINE
1





Partilhe este Site...