Você é socialmente responsável? E sua empresa ou a empresa que você trabalha? Ser socialmente responsável não é, uma vez por mês, ajudar uma instituição para crianças carentes, ou dá esmolas. É investir, não só no ser humano e sim em tudo o que o cerca, inclusive no meio ambiente.
Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios, que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, saúde e bem estar da sociedade. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.
A responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado da empresa.
Para Oded Grajew presidente do Instituto Ethos, uma das principais instituições responsáveis pela difusão do conceito de responsabilidade social no Brasil, define este conceito como: "(...) a atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem distinguir , inclusive, todas as atividades políticas empresariais”.(GRAJEW, Instituto Ethos, 2001).
Diz ainda que é uma forma das empresas conduzirem seus negócios “de tal maneira que as tornem parceiras e co-responsáveis pelo desenvolvimento social” .
A responsabilidade social, ainda esta em processo de crescimento no mundo todo, principalmente no Brasil, e vai além da parte legal da empresa e da filantropia, significa mudança de atitude, com foco na qualidade das relações e na geração de valores para todos. As empresas socialmente responsáveis são aquelas que buscam o diferencial, que atuam de forma coerente, adotem posturas éticas e que possuam a certificação da Norma SA 8000 que é uma norma internacional que define os requisitos referentes as práticas sociais do emprego por fabricantes e seus fornecedores. A SA 8000 é reconhecida mundialmente como a norma mais aplicável ao ambiente de trabalho, e pode ser auditada em qualquer porte de organização, em qualquer localidade geográfica e setor industrial.
A performance social de uma empresa interessa a todos pelas mais diversas razões. A primeira se refere à ética e ao princípio pelo qual as empresas participam do crescimento de uma nação e, portanto,
devem prestar contas sim, à sociedade, outra razão interessa a própria empresa, que é usar isso como marketing social.
Todos nós devemos participar, deste novo cenário social que se apresenta no mundo moderno, pessoas, governos, empresas e o terceiro setor, composto pelas organizações sem fins lucrativos.
Os resultados são obtidos com planejamento, ações e força de vontade. As dificuldades enfrentadas devem ser fatores apenas de motivação. VEJAMOS OS 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO.
Estas metas foram estabelecidas pela ONU, para serem alcançadas até 2015. Será possível alcançá-las? Sim, é possível! Porém é necessário união e comprometimento, onde todos busquem o mesmo objetivo.
Precisamos mudar o mundo, comecemos agora.
Por Joana Guirra